O desafio está lançado: Fotografar 30 dias seguidos com o iPhone 14 Pro!

Um dos objetivos pessoais que tracei para 2024 foi fotografar, pelo menos, 100 dias. E qual a melhor maneira de fazer 30% do objetivo? Propor-me a este desafio.

Se vai ser fácil? Dúvido. Se vou ter ideias para todos os dias? Tentei amenizar esta parte e pedi ajuda ao ChatGPT para ter uma linha de pensamento. Pedi uma lista de 40 ideias e para cada dia, de forma aleatória, sugere-me uma das ideias ainda disponíveis e uma outra como backup, caso fique "parado" criativamente.

O objetivo? Forçar-me a sair de casa, puxar pela minha criatividade e fotografar. Existe algo mais simples? Não. Se todas as fotos vão ser fantásticas? Longe disso mas o mais importante é fotografar! Serei só eu e o meu iPhone 14 Pro.

No final de cada dia, edito a fotografia, publico-a nas minhas redes sociais e atualizo este post com o tema, fotografia original e fotografia editada.

Redes Sociais: Instagram, Threads & Twitter


Dia 1 [15.01]: Reflexos em poças de água nas ruas (ou detalhes de candeeiros de rua)

Claramente, não foi a primeira foto que tirei, mas no final, acho que consegui captar o que tinha em mente: reflexos. Como o tema de backup sugerido envolvia postes de iluminação, penso que criei um bom equilíbrio na foto. Na edição, apenas quis evidenciar um pouco do céu e das nuvens.


Dia 2 [16.01]: Padrões e texturas em calçadas e ruas de pedra (ou portões de ferro de prédios ou parques)

Como já mencionei, os temas são apenas sugestões ou orientações para iniciar o dia ou até para decidir o local. Contudo, apesar de a calçada estar presente em qualquer esquina de Portugal, não foi fácil encontrar uma composição e um ângulo interessantes (a ideia inicial era capturar o céu com a calçada). O local escolhido foi junto ao Rio Tejo, onde há uma ponte, um parque verde e esta linda pintura. A calçada está presente, mas não é, claramente, o elemento de destaque. Enquadrei a cena e realcei um pouco as cores.


Dia 3 [17.01]: Detalhes de esculturas públicas (reflexos de luzes de neon em poças de água)

Quando este tema foi sugerido pelo ChatGPT, eu já sabia o que queria fotografar! O 180 Creative Camp marcou presença durante alguns anos em Abrantes e deixou alguns destes tesouros pela cidade, tornando cada rua ou beco único (é pena que alguns já estejam bastante degradados). Quanto à foto, decidi retirar o estendal de roupa para criar menos distração e 'brinquei' um pouco com as cores da escultura.


Dia 4 [18.01]: Reflexos em vitrines de lojas (elementos de design urbano, como lixeiras ou bancos)

Mais uma vez, o tema ajudou a desbloquear o dia, pois com a chuva que está, os reflexos iriam surgir e assim foi. Estava estacionado ao lado de uma estrada e pensei: seria bom utilizar o modo live e procurar uma longa-exposição. Após várias tentativas, consegui esta fotografia. Acredito que mostre um pouco do potencial deste modo, apenas precisamos de tentar e este desafio é mesmo isso: tentar!


Dia 5 [19.01]: Elementos de design urbano, como lixeiras ou bancos (close-up de objetos descartados na rua)

Só consegui ir fotografar à noite, o que por si só já traz alguma dificuldade. Juntando a isso um iPhone (sensor pequeno) e luzes amarelas (que não são as minhas favoritas), foi necessário algum tempo e criatividade até conseguir algo com que me identificasse. Sempre gostei do design destes bancos e foi isso que quis destacar, com a edição a realçar a sua cor natural e a dar um toque mais escuro a tudo o resto.


Dia 6 [20.01]: Sombra de árvores em paredes de edifícios (close-up de elementos decorativos urbanos)

Com o pouco tempo de que dispunha para fotografar, decidi utilizar um dos meus trunfos e captar uma imagem de um dos icónicos símbolos de Abrantes: a Torre de Telecomunicações. Já tinha tentado tirar esta fotografia durante o dia, mas considero que, à noite, a envolvência é diferente. Na edição, que foi mínima, apenas quis realçar a temperatura para algo mais frio e evidenciar os tons brancos e azuis.


Dia 7 [21.01]: Estacionamentos vazios com linhas demarcadas (sinais de rua com fundo de céu claro)

O tema acabou por ser esquecido devido às belas paisagens da Serra da Estrela. A viagem estava marcada, e eu sabia que conseguiria boas fotografias sem grande dificuldade. O posto permanente da GNR proporciona sempre boas fotografias, especialmente com um céu azul. Apenas corrigi a perspectiva e acrescentei um pouco mais de cor.


Dia 8 [22.01]: Tema livre

A gripe atacou-me e não consegui sair de casa, pelo que tive de improvisar e usar a privilegiada vista que tenho sobre o pôr-do-sol. Infelizmente, o iPhone não capta aquilo que os meus olhos veem, especialmente quando utilizo a lente 3x.


Dia 9 [23.01]: Fachadas de lojas fechadas (elementos de transporte público, como trilhos ou paragens de autocarro)

Uma caminhada, após o trabalho, pelo centro histórico e deparei-me com estes azulejos que pediam mais cor! E foi mesmo isso que quis evidenciar na edição, puxar pelo azul dos azulejos. Curioso, que o tema sugeriro para amanhã são azulejos.


Dia 10 [24.01]: Padrões de azulejos em prédios antigos (padrões formados por sombras de cercas)

Tenho notado que devido a este desafio, o meu "sexto sentido" relacionado à fotografia está mais apurado. Se é por "treinar" diariamente? Provável. E foi o que aconteceu, pois estava a carregar o carro e gostei do padrão do chão.


Dia 11 [25.01]: Detalhes de postes de iluminação de rua (calçadas molhadas refletindo luzes da cidade)

É pena o iPhone não conseguir passar a beleza do céu de hoje, durante a manhã. Um céu com algumas nuvens tímidas e um tom rosa a aparecer, devido ao sol.


Dia 12 [26.01]: Linhas e formas de passarelas e pontes (elementos de transporte público, como trilhos ou paragens de autocarro)

Com a "golden hour" e um céu limpo é quase impossível tirar uma má fotografia (seja lá o que isso significar). Apenas enquadrei e tentei igualar as cores que os meus olhos captaram, o resto fala por si.


Dia 13 [27.01]: Bebedores e tampas de esgoto com designs interessantes (linhas elétricas contra o céu)

Como resistir a um pôr do sol? Pois é... O céu azul tem prevalecido em janeiro, e temos de aproveitar. Na foto original, sem HDR, o sol fica um pouco 'estourado', mas nada que não se possa corrigir na edição.


Dia 14 [28.01]: Tema Livre

Decidi dedicar uma semana ao tema livre para ver como reajo. Confesso que esta foto foi tirada de forma um pouco improvisada, mas, apesar de ser tarde, não deixei de procurar a minha criatividade. Não é a foto mais apelativa, uma vez que é à noite que os smartphones enfrentam mais dificuldades, mas tentei melhorá-la na edição e no enquadramento.


Dia 15 [29.01]: Tema Livre

Já queria tentar tirar uma foto de produto há algum tempo, e hoje foi o dia. No Instagram, é muito fácil encontrar fotos de café ou com café, uma vez que é uma das especiarias mais consumidas no mundo. Apenas brinquei com uma luz e um refletor, enquadrei a cena e dei um pouco mais de vida às cores.


Dia 16 [30.01]: Tema Livre


Dia 17 [31.01]: Tema Livre


Dia 18 [01.02]: Tema Livre


Dia 19 [02.02]: Tema Livre


Dia 20 [03.02]: Tema Livre


Dia 21 [04.02]: Tema Livre


Dia 22 [05.02]: Tema Livre


Dia 23 [06.02]: Tema Livre


Dia 24 [07.02]: Tema Livre


Dia 25 [08.02]: Tema Livre


Dia 26 [09.02]: Tema Livre


Dia 27 [10.02]: Tema Livre


Dia 28 [11.02]: Tema Livre


Dia 29 [12.02]: Tema Livre


Dia 30 [13.02]: Tema Livre


📸
Todas as fotografias foram captadas com o iPhone 14 Pro e editadas no Photomator. Nunca tinha testado este software, mas decidi usá-lo durante este desafio, pois apresenta uma magnífica integração com a aplicação Fotos da Apple.

👉🏽
Todas as quintas-feiras, podes seguir-nos no YouTube ou então ouvir a versão áudio em Apple Podcasts ou Spotify. No entanto, também podes fazer parte do nosso grupo de Telegram, Instagram ou X. Sê bem-vindo!