Em 2022 será a primeira vez, desde que trabalho, que vou andar de mochila às costas.
Com a mochila e acessórios escolhidos, aqui está a minha Travel Backpack para 2022!
Poderá ser só ir e vir no mesmo dia, mas também poderei ter de ficar uma ou mais noites fora de casa. Por isso tenho de estar preparado para todos os cenários!
Mochila – Herschel Little America
Até aos dias de hoje, como sempre tive muito cuidado com os meus dispositivos, privilegio design sobre proteção, no que toca a mochilas.
E não podemos negar, que em termos de design, a Herschel apresenta excelente propostas. A minha foi a Little America.
Para além do design, também conta com alguns pormenores interessantes, como o compartimento em veludo dedicado a computadores portáteis/tablets ou pequenos bolsos nas laterais. Como vou usar a mochila diariamente, é importante ser minimamente resistente à água, garantindo que o seu interior fica seco.
Geralmente, os pequenos bolsos laterais servem para guardar alguns dos acessórios que irei mencionar mais abaixo, como os AirPods, cabos de carregamento ou até um disco rígido.
Já tenho esta mochila há mais de 4 anos, com um uso quase diário e onde a sua resistência tem sido de louvar. Mas – existe quase sempre um “mas” – as alças, ao serem de pele sintética, partem facilmente. Já colei algumas vezes, mas é algo que a Herschel devia rever.
”Coração” – iPad Pro 12.9’ 2020 + Smart Keyboard + Apple Pencil 2
Portabilidade é a palavra de ordem!
Começando pelo que me demove a usar mais o iPad Pro: ter iPadOS.
A máquina que é, que nem é a versão M1, ao ter um sistema operativo que limita a sua capacidade deixa-me muito frustrando! No entanto, a situação pandémica fez com que algumas características se destacassem: flexibilidade e agilidade. E é mesmo isso que faço, adapto-me ao iPad Pro para assim tirar o máximo dele!
A sua leveza e rapidez em qualquer tarefa é qualquer coisa de delicioso. É pegar e trabalhar, é pegar e carregar (sim, em uso moderado, dificilmente conseguem bateria para 2 dias), é pegar e desfrutar. Desde a edição de uma fotografia ou vídeo com o Apple Pencil 2, escrever um email com o smart keyboard ou até a visualização de uma série ou vídeo no YouTube é fascinante. Não tem o Liquid Retina XDR Mini-Led do novo iPad Pro mas os ecrãs LCD da Apple sempre foram dos melhores do mercado. Eu sinto falta de um pouco mais de brilho em ambientes muito claros mas acredito que não será um fator determinante. O som, desde a sua primeira geração, é muito bom.
Como tenho um iMac 24′ M1, o iPad Pro apoia-me como segundo monitor, graças ao Controlo Universal que chegou com o iPadOS 15.4 e macOS 12.3. Mais pixéis nunca fez mal a ninguém, nem que seja para ter uma janela de chat, algum excel como apoio, vídeo no YouTube ou simplesmente a aplicação Música. E é muito simples de utilizar. Aliás, bem mais fácil que carregar o Magic Mouse que tenho no iMac 24′. Com o iPad Pro aberto do lado esquerdo do iMac, basta arrastar o Magic Mouse e passamos a controlá-lo instantaneamente, com o Magic Mouse e Magic Keyboard. It’s Magic!
Rato – Logitech Mx Master 3
O seu antecessor já era intitulado como o rato dos YouTubers, inclusive, alguns iam mais longe e apelidavam como o melhor rato do mundo. Se assim era, a terceira versão eleva ainda mais a fasquia. Um rato super confortável de usar (ainda mais que a versão anterior), pois sentimos que a nossa mão está preenchida e estável. Tem uma construção bem robusta (não fosse ele já ter caído 2 vezes) e não descura o design, bem como os materiais premium utilizados.
O facto de conseguir ter 3 dispositivos emparelhados ao mesmo tempo é um fator bastante diferenciador, no meu caso. Posição 1 para o iMac, posição 2 para o iPad Pro e a posição 3 para o portátil Windows do trabalho. What else, right? A troca é bem rápida de apenas um toque! Não é magia, mas parece.
Toda a sua beleza ainda se destaca mais quando fazemos uso do seu software e conseguimos definir determinadas ações nos seus diferentes botões, consoante a aplicação que estamos a utilizar. Desde selecionar a ferramenta de corte no Final Cut Pro, salvar um excel ou até avançar ou retroceder em transações SAP.
Este rato, para mim, é indispensável.
Auscultadores – AirPods + AirPods Max
Chamem-me louco, mas sim, ando com 2 tipos de auscultadores comigo. E por quê? Por diferentes propósitos! Os AirPods 1st Gen para quando vou na rua e pretendo ter a noção do que me rodeia ou quando não quero chamar a atenção, devido ao seu tamanho. A bateria já não é famosa, aguentando apenas 2 horas de reprodução e 45 minutos em chamada, mas para o efeito, serve perfeitamente.
Já os AirPods Max destinam-se a situações mais extremas, seja quando estou no escritório e quero-me abstrair do som em volta, seja quando necessito de utilizá-los por um largo período e aí procuro o conforto deles. Tanto utilizo em ambiente macOS, como em Windows, seja via cabo ou Bluetooth. Se for viajar de autocarro, os AirPods Max e o seu cancelamento de ruído são uma mais-valia, deixando-me no “meu mundo”. E antes que perguntem sim, comprei uma nova bolsa de proteção para os transportar. Podem encontrá-la na Amazon – recomendo.
Acessórios:
Para não ter tudo a voar dentro da mochila, ando com uma pequena bolsa da JETech. Assim posso colocar todos os cabos, adaptadores, pen’s, carregadores e canetas de uma forma organizada e clean. Tem várias possibilidades de organização, desde um pequeno compartimento com fecho, espaço para cartões SD ou até elásticos para segurar um carregador. É rígida por fora e isso faz com que ofereça uma boa dose de proteção. Pelo preço, não podia pedir melhor.
Com tantos produtos é obrigatório transportar cabos de carregamento e carregadores. Melhor que isto, só carregar apenas um carregador que me permite carregar o portátil Windows, iPad Pro 12.9, iPhone 11 Pro Max ou mesmo os AirPods e tudo por USB-C! Se for necessário, ainda tenho uma entrada USB-A se algum cabo assim o exigir. Atualmente, apenas carrego USB-C to USB-C e USB-C to Lightning.
Caderno A5 Nespresso + Caneta Nespresso Caran d’Ache+ Lapiseira Nespresso Caran d’Ache
Sempre gostei muito de tomar notas em formato físico e com isso ganhei um gosto por material de escritório. Ando sempre com um caderno A5, que a Nespresso me deu e já tenho mais 2 suplentes. Para escrever, nada melhor que Caran d’Ache! Caneta e Lapiseira são o conjunto perfeito. Que qualidade de construção incrível, e sim, estou a falar de uma caneta e uma lapiseira. O preço acompanha, mas é um investimento que vos vai durar anos, apenas têm de comprar as recargas.
Mesmo esta semana estive em Lisboa e foi esta travel backpack que carreguei (mais o portátil do trabalho).
Preparado para qualquer necessidade, deixa-me mais descansado.
*todos os links são de afiliados Amazon